Ilustração com um menino apontando para uma prancheta falando sobre a implementação do lazyload para GAM Ilustração com um menino apontando para uma prancheta falando sobre a implementação do lazyload para GAM

Implementando o Lazy Load com Google Admanager de forma segura

Descubra o passo a passo para configurar testes A/B no Google Ad Manager, utilizando os parâmetros do GPT e key-values, e veja como o lazy load pode impulsionar seu viewability e otimizar a monetização.

Recentemente postamos um conteúdo sobre como o Viewability é importante e como debugar o mesmo para atingir as métricas de visibilidade de anúncios ideais.

Pensando nisso, o conteúdo abordado nesse post trará um dos principais fatores que auxiliam na melhora do Viewability e como implementá-lo de uma maneira segura, com exemplos oficiais do próprio time do Google Ad Manager.

O que é o Lazy Load de anúncios?

Como o próprio nome da feature diz, o Lazy Load de anúncios é o carregamento tardio dos anúncios, baseado no evento de scroll de usuário, trazendo como benefício performance de anúncio e até mesmo performance para plataforma, evitando um grande volume de requests ou carregamento de criativos de uma só vez.

Existem duas maneiras de realizar o mesmo, utilizando o Lazy Load nativo do GPT ou até mesmo com API externas como o Intersection Observer API do Javascript;

Implementação de Lazy load do GPT com testes A/B

A biblioteca do Google GPT se baseia de três principais parâmetros para aplicação do lazyload:

  • fetchMarginPercent: A distância mínima do viewport atual que um slot precisa ter antes de buscar o anúncio como uma porcentagem do tamanho da janela de visualização. Ou seja se for 0 quando o slot entra na tela, se for 100, seria um viewport (1 tela) de distancia para busca do anúncio.
  • renderMarginPercent: O Render Margin segue o mesmo racional do fetch, porém ao invés de buscar, seria o pré-render (pré-carregamento) do anúncio.
  • mobileScaling: Multiplicador para dispositivos móveis, ou seja, em um exemplo em que fetch e render estão com 100, se eu tenho um mobileScaling de 2.0, para dispositivos móveis seria um fetch de 200, e render de 200.

Inicialmente pode parecer uma solução simples, porém é extremamente poderosa para a otimização do seu inventário de anúncios.

Não existe um valor correto para aplicar a esses três parâmetros, vendo que o lazyload depende também de como seu usuário se comporta na sua aplicação e também da performance de sua aplicação.

Pensando em entender o seu inventário, e quais os valores ideias para configuração do Lazyload, o time do Google Admanager, desenvolveu um vídeo extremamente explicativo de como aplicar um teste A/B, confira a seguir:

Como podemos ver o vídeo mostra a utilização de três principais ferramentas do GAM, os Reports, Key-Values e a biblioteca do GPT. Não esqueça de configurar suas key-values como valores inclusos em relatórios, senão você não irá conseguir analisar os resultados!

Concluindo, podemos dizer que os principais benefícios da utilização do Lazy Load são:

Se você ainda não implementa o Lazyload no seu inventário ou sente que pode estar perdendo receita por conta disso, talvez seja a hora de repensar a estrutura da sua entrega de anúncios.

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