Imagem com uma ilustração de computador remetendo a segurança Imagem com uma ilustração de computador remetendo a segurança

Ads.txt: Entenda o porque esse arquivo é tão importante

Saiba como o ads.txt protege seu inventário de fraudes, melhora a transparência na publicidade programática e aumenta seu potencial de receita online.

Você já recebeu de algum parceiro, ou até mesmo durante a conexão do Adsense ou Admanager com sua aplicação, linhas para adicionar no arquivo ads.txt na raiz do seu site?

Muitas vezes no dia a dia seguimos com a inserção das linhas, mas não paramos para pensar, você realmente sabe o que são aquelas informações e o porque é um arquivo tão importante dentro do universo da monetização programática? Fica tranquilo que iremos detalhar para você.

O ads.txt é uma iniciativa do IAB (Interactive Advertising Bureau), para melhoria da transparência na publicidade programática.

A principal função do ads.txt é ajudar a proteger sua marca contra inventários não autorizados, intencionalmente rotulados de maneira enganosa como se tivessem origem em um domínio, aplicativo ou vídeo específico.

Apesar de não ser obrigatório, o mesmo também ajuda a receber maiores investimentos de anunciantes que seriam direcionados a inventários não autorizados, impactando diretamente na sua receita no final do dia.

Estrutura e significado de cada informação

Trazendo como exemplo uma linha de ads.txt para mostrar o que significa cada uma das informações:

google.com, pub-xxxxxxxxxxx, DIRECT, f08xxxxxxxx0942fa0

google.com, pub-xxxxxxxxxxx, DIRECT, f0xxxxxxxx0942fa0

Cada linha representa uma conta de vendedor diferente que pode ser autorizada a vender seu inventário.

O primeiro campo contém o nome do sistema de publicidade. Para as contas de editores do Google, o domínio é sempre google.com.

O segundo campo indica o identificador do editor associado à conta de vendedor ou revendedor no sistema do primeiro campo.

O terceiro campo indica o tipo de conta ou relacionamento, podendo ser DIRECT ou RESSELER. Quando DIRECT indica que o editor controla diretamente a conta indicada no segundo campo, no sistema do primeiro campo, já quando RESSELER, indica que o editor autorizou outra entidade a controlar a conta indicada no segundo campo e a revender seu espaço publicitário por meio do sistema do primeiro campo.

Por fim o quarto campo é opcional, ele permite que um código de autoridade de certificação (Trustworthy Accountability Group – TAG) seja adicionado.

Muitas vezes gerenciar essas linhas de ads.txt com o passar do tempo pode ser um problema, pois alguns parceiros de demanda enviam dezenas de linhas e muitas vezes repetidas, como opção de ferramenta com nível gratuito para esse gerenciamento, recomendo o   https://adstxt.guru/ que trás uma maneira fácil e organizada para o controle das linhas de ads.txt da sua plataforma.

Por mais simples que seja a inclusão do ads.txt em sua plataforma, essa pequena ação pode trazer uma maior segurança e até mesmo uma maior rentabilidade para seu inventário, manter um arquivo organizado e atualizado é de extrema importância.

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