A publicidade em vídeo está em rápido crescimento no Brasil, muitos publishers estão migrando sua estratégia de conteúdo para além do Youtube, trabalhando em aplicações próprias de vídeo em ambientes Web, App e CTV, além do grande destaque das plataformas mais famosas como Netflix, Disney, Amazon Prime, etc, que estão criando planos mais baratos com inserção de anúncios em meio de conteúdo.
Mas você já se perguntou como funciona a inserção de publicidade em meio de conteúdo de um streaming? Se você tem interesse em entender um pouco mais sobre esse universo de anúncios em vídeo esse post é para você.
Hoje vou falar um pouco sobre o Google DAI, a solução de SSAI do Google que permite a inserção de anúncios em streaming.
O que é o Google DAI e como funciona?
O Google DAI é a solução do Google Ad Manager que viabiliza a monetização de inventários de vídeo do lado do servidor, possibilitando a gestão completa do seu inventário através das features comuns do Ad Manager, unindo com a tecnologia e otimização nas entregas de anúncios em vídeo.
Essa feature é recomendada para publishers que possuem um grande acervo de conteúdos extensos de vídeo, ou até mesmo canais FAST / Live. Se você atualmente quer monetizar conteúdos menores (short-form) o ideal é utilizar o client-side através do IMA SDK, caso sua aplicação permita essa integração.
De maneira macro o DAI transcodifica antecipadamente todos anúncios para atender os requisitos para entrega em cada dispositivo, servindo os anúncios de maneira unificada ao conteúdo, em um stream em tempo real (ad stitching). Isso reduz a probabilidade de erros no lado do cliente e possibilita uma experiência perfeitamente integrada como a da TV, sem latência nem armazenamento em buffer entre o conteúdo e os anúncios.
No momento da preparação do anúncio para exibição no streaming o Google DAI mantém a qualidade do vídeo que o usuário já estava consumindo, evitando assim qualquer problema de latência, ou distorção / percepção de mudança do conteúdo, trazendo uma ótima experiência, com uma entrega de anúncios única para cada usuário.
Para que a entrega do anúncio seja feita garantindo maior rentabilidade o Google DAI utiliza-se de uma feature chamada de Conjuntos otimizados (optimized pods), onde em apenas uma solicitação múltiplos anúncios são retornados, buscando o preenchimento completo do intervalo comercial (adbreak), dando o suporte ao programático a:
- Programática garantida;
- Transações preferenciais;
- Leilões privados;
- Leilão aberto;
- Acesso preferencial;
- Open Bidding.
Antes da feature de optimized pods, eram feitas uma solicitação para cada posição de anúncio, o que gerava latência.
Atualmente o Google DAI se integra principalmente com os dois protocolos de streaming mais amplamente usados: HLS e DASH, a escolha de qual protocolo utilizar virá da necessidade da sua aplicação, vendo que ambos são protocolos que permitem streamings adaptativos e streaming em 4k.
Como o Google DAI identifica os intervalos para inserção de anúncios?

Para ambos os protocolos HLS e DASH o Google DAI se baseia nos mapas de dados do SCTE-35 que descrevem quando há intervalos comerciais e sua duração. Basicamente são marcadores de saída e entrada de conteúdo que permite ao Ad Manager preencher esse espaço com anúncios baseado nas configurações estabelecidas no servidor de anúncio.
Tipos de integração com Google DAI
Atualmente o Google oferece dois tipos de integração para seus parceiros: Dynamic Ad Insertion e Dynamic Ad Insertion Pod Serving:
Dynamic Ad Insertion: O publisher fornece acesso ao seu conteúdo de vídeo para o DAI, que gerencia as três principais etapas, construção dos agrupamentos dos anúncios a serem exibidos, condicionamento do criativo e a manipulação do manifesto possibilitando servir os anúncios em um único streaming junto ao conteúdo.
Dynamic Ad Insertion Pod Serving: Diferente do método anterior, o publisher não precisa enviar seu conteúdo para o DAI, onde a etapa de manipulação de manifesto fica como responsabilidade de uma tecnologia terceira, utilizada pelo publisher.
O que determina a elegibilidade de um item de linha no Google DAI?
Apesar da veiculação de ads em vídeo seja mais complexa, tudo o que conhecemos sobre prioridade de item de linha do display se mantém, ou seja, temos uma cadência na ordem: Sponsorship > Standard (caso não esteja adiantado com a entrega) > Ad Exchange > Itens de linha remanescentes concorrendo através do CPM.
Outro fator relevante para a seleção do anúncio é a duração do mesmo, imaginando um cenário com itens de linha de mesma prioridade, quando o Ad Manager recebe a requisição para uma única posição de anúncio, anúncios de maiores duração terão prioridade de veiculação, porém no cenário onde será veiculado múltiplos anúncios, anúncios com menores duração terão prioridade, porém lembre-se que o Ad Manager sempre busca pela melhor rentabilidade acima de tudo.
Além da prioridade do item de linha e a duração dos anúncios, outras configurações podem interferir na elegibilidade do anúncio, como targeting e o pacing de entrega.
Assim como acontece com anúncios comuns, campanhas (itens de linha) que se encaixam melhor nesses critérios de segmentação e ritmo para uma oportunidade específica ganham mais ‘peso’. Ou seja, têm mais chances de serem escolhidas pelo Ad Manager para serem exibidas naquele momento.
Dynamic Ad Insertion (DAI) vs Client-side

Diferente do processo de requisição convencional, onde durante a transmissão do meu conteúdo é realizado uma pausa > requisição de anúncio > impressão > retorno do conteúdo controlado por um SDK, o processo de inserção do Google DAI é mais fluido, removendo o processo de pausa e requisição, que muitas vezes gera um tempo de espera de carregamento do ad, confira as etapas de requisição do anúncio abaixo:
- A página da Web ou o aplicativo carrega o SDK do IMA.
- O SDK do IMA faz uma solicitação ao serviço de DAI na nuvem do Ad Manager.
- O serviço na nuvem retorna anúncios e conteúdos integrados em um único stream.
- O player de vídeo reproduz o stream.
- O SDK do IMA carrega pixels de impressão.
As maiores vantagens dessa abordagem é a melhora na latência, vendo que o conteúdo passa a ser “único”, evitando problemas com latência e erros de integração junto ao player, além de também possibilitar a veiculação de anúncios em dispositivos que não dão suporte ao client-side.
Porém nem tudo são flores, vale ressaltar que o custo para de utilização dessa ferramenta pode ser maior do que na utilização do client-side, então é importante verificar a necessidade de utilização no projeto e estar em contato com o gestor do seu inventário para aplicar a melhor estratégia possível, buscando maximizar seus lucros.
Ferramentas de Debug e Acompanhamento
Uma das maneiras de acompanhar a entrega de anúncios nos intervalos comerciais de um streaming é através do Stream Activity Monitor (SAM).
O Stream Activity Monitor é uma ferramenta presente no Google Ad Manager que permite o acompanhamento dos dados do stream e também mostra os dados de requests dos anúncios, tudo através de um Session ID que é gerado pelo IMA SDK assim que o usuário inicia o consumo do conteúdo.
Para obter o Session ID é necessário verificar a respectiva função no SDK utilizado, o Google libera uma documentação dos SDKs a seguir: Android SDK, iOS SDK, tvOS SDK, HTML5, Chromecast SDK, RokuSDK.
O Stream Activity Monitor trás as seguintes informações:
- Streaming time: Tempo total decorrido do streaming, somando conteúdo e anúncios;
- Number of Ads: Total de anúncios incluídos em um Ad-Break;
- Filled Duration: Duração combinada dos anúncios que foram escolhidos para serem exibidos durante o intervalo comercial;
- Served Duration: Duração combinada dos anúncios que efetivamente foram veiculados durante o intervalo comercial;
- Served percentage: Percentual de preenchimento de anúncio em um ad break.
Outra ferramenta disponível no Admanager é o Live stream monitor (LSM) que permite ao usuário o acompanhamento e debug do stream de conteúdo de vídeo, trazendo feedbacks como a disponibilidade de todas variantes, respectivos codecs e resoluções, e também informações sobre os ad breaks, como sequência, duração e data e hora do evento.
Basicamente o LSM nos ajuda a entender a saúde do meu streaming e validar que está tudo certo durante minha transmissão.
Além disso, o Google fornece um ambiente com o IMA DAI SDK implementado neste link, onde você pode testar a configuração de suas campanhas, ou até mesmo utilizar para testar as outras ferramentas como o LSM e o SAM.
Caso você esteja iniciando o desenvolvimento de sua aplicação e precise entender que está tudo certo com as integrações de bibliotecas, player, e outras funções relacionadas aos anúncios, o Google disponibiliza também streams de amostras, permitindo seus testes antes que tenha toda a infraestrutura dos seus vídeos estejam conectadas na sua aplicação.
O Google DAI é uma ferramenta extremamente robusta, que permite não só a veiculação dos anúncios mas fornece a conexão com todas as outras ferramentas do Google Ad Manager, o que trás uma vantagem ainda maior para a gestão do seu inventário.
O mercado de vídeo e aplicações de CTV estão ganhando cada vez mais destaque no Brasil, se você é um publisher e busca entrar ou melhorar sua estratégia em relação a conteúdos de vídeo procure por um parceiro Google nos canais oficiais, ou fale conosco, com certeza você estará dando um grande passo para seu negócio.